Correção Postural

Postura correta diz respeito à posição física de um sujeito em determinada situação. Por exemplo, existe uma postura correta para andar, para se sentar, no lazer, para escrever, para trabalhar em frente ao computador, para dormir e principalmente para exercitar-se.

Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, se mantenha saudável, com suas curvaturas normais, e sem desvios desnecessários, que possam comprometer sua boa postura.

Desde a escola a educação postural deve ser cobrada para que se torne um hábito, evitando problemas na fase adulta. Estar sempre atento à própria postura em todos os momentos é muito importante.

Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão em alguns de nossos músculos e ou permitindo que outros fiquem mais “frouxos”, nas junções articulares e nos ligamentos, podendo causar fatiga, dor e até mesmo lesões. Após anos, o mau hábito postural pode causar dores crônicas na coluna e afetar a função e posição de alguns órgãos vitais, sobretudo dos órgãos localizados no abdômen. Os desvios mais comuns da coluna são a escoliose, a lordose, e a cifose. Todos podem ser congênitos ou adquiridos.

Algumas dicas em algumas situações para se ter uma boa postura:

Ao dormir – a posição mais apropriada para dormir é de lado, com um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo, sendo que o colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa.

Ao sentar – manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.

Ao andar – distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Os braços devem balançar naturalmente. Usar calçados confortáveis, evitando saltos altos.Ao se abaixar – Flexionar os joelhos ao se abaixar. Manter a coluna ereta e as pernas flexionadas.

Ao carregar peso – evitar carregar mochilas, bolsas e sacolas de um lado só do corpo. A melhor posição ao carregar peso é contra o peito. Quando não for possível, buscar equilibrar o peso. Observar o peso das mochilas das crianças em fase escolar.

Como são vários os problemas relacionados à má postura, o tratamento adequado depende de cada caso, assim como a especialização do profissional a ser indicado. 

Dentro da prática de exercícios, o cuidado com a postura e com os movimentos a serem executados são ainda mais preocupantes, pois além de tudo com certeza haverá sobrecarga de peso, então manter as curvaturas fisiológicas da coluna preservadas, Bracing ativo, demais alinhamentos preservados e saber qual é o exercício mais indicado para você em cada situação é de fundamental importância, por isso fazer uma avalição previa de como esta sua postura, na avaliação física com um profissional habilitado e capacitado para tal, é fundamental para evitar futuras lesões e para que você tenha um treino especifico para você.”Não existe exercício contra indicado para você, você pode ser contra indicado a algum exercícios”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *